O procurador-geral do Estados Unidos, Eric Holder, afirmou neste domingo que os Estados Unidos e nações aliadas estão trabalhando para determinar se a Al-Qaeda da Península Arábica teve um papel direto na realização dos ataques a Paris na última semana. Segundo ele, a investigação é necessária antes que se decida por uma retaliação aos militantes no Oriente Médio.

continua após a publicidade

Falando de Paris, onde ele participou de uma conferência de emergência sobre segurança, Holder afirmou que os EUA e oficiais de inteligência de outros países do Ocidente ainda estão buscando uma conexão clara entre os ataques e o braço afiliado da Al-Qaeda no Iêmen.

“Vamos certamente ter que ver exatamente quem foi responsável, determinar que tipo de retaliação pode ser apropriada”, afirmou Holder à rede de TV ABC. “Levar os responsáveis por esses atos à Justiça é certamente algo que poderia ser feito em conjunto com nossos colegas franceses”, completou.

Durante uma série de entrevistas a programas de TV norte-americanos na manhã deste domingo, Holder afirmou que os Estados Unidos ainda não eliminaram a capacidade da Al-Qaeda de realizar ataques espetaculares. Para ele, a luta contra o terrorismo chegou a uma nova fase, com ataques de menor porte como os ocorridos em Paris.

continua após a publicidade

“Acho que a dizimação de alguns membros chave da Al-Qaeda provavelmente reduziu a capacidade deles de realizar ataques como o do 11 de setembro de 2001”, declarou à CBS. “Por outro lado, afiliados da Al-Qaeda passaram a se concentrar em ataques de pequeno porte”, completou. Fonte: Dow Jones Newswires.