EUA iniciam missão humanitária no Iraque, diz oficial

O Exército dos EUA deu início a uma missão humanitária no Iraque na noite desta quinta-feira, informou um oficial das forças de segurança. Aviões militares foram enviados à região do conflito portando água e comida para os civis de minorias étnicas que foram obrigados a fugir para as montanhas.

Segundo o agente do Exército, o governo norte-americano ainda está considerando lançar ataques aéreos contra os militantes do Estado Islâmico (antigo Estado Islâmico do Iraque e do Levante), que nos últimos dias tomaram o controle de cidades no norte do país.

No sábado, os extremistas sunitas capturaram a cidade de Sinjar, controlada pelos curdos e de maioria Yazidi, etnia que segue uma religião pré-islâmica. A Organização das Nações Unidas (ONU) calcula que cerca de 40 mil Yazidis fugiram para as montanhas sem comida ou água.

Oficiais norte-americanos disseram ter recebido um pedido formal de ajuda, mas não informaram se a solicitação havia partido das autoridades regionais do Curdistão ou do governo central do Iraque. (Com informações da Dow Jones Newswires)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo