Os Estados Unidos acrescentaram alguns nomes em sua lista de sanções neta semana, tendo como alvo facilitadores e apoiadores financeiros do Estado Islâmico, comandantes de milícias na República Centro-Africana e uma organização prisional iraniana, entre outros.

continua após a publicidade

O Departamento do Tesouro informou nesta quinta-feira em comunicado que impôs sanções contra Ali Ahmidah al-Safrani e Abd al Hadi Zarqun, ambos sediados na Líbia e que, segundo os EUA, têm papéis importantes nas operações financeiras do Estado Islâmico no país. Também impuseram sanções contra um suposto partidário do Estado Islâmico argelino, Hamma Hamani.

continua após a publicidade

As sanções atingiram ainda a Organização Prisões de Teerã e Sohrab Soleimani, um graduado funcionário da organização prisional estatal iraniana. Segundo o governo americano, a organização é responsável por violações aos direitos humanos contra prisioneiros políticos abrigados na cadeia de Evin. Soleimani, segundo o Tesouro americano, era chefe da organização durante um ataque em abril de 2014 contra prisioneiros políticos.

continua após a publicidade

O Tesouro ainda nomeou como terroristas dois canadenses, Tarek Sakr e Farah Mohamed Shirdon, impondo sanções contra eles. Sakr tem sido vinculado à Frente Nusra e Shirdon é um importante combatente do Estado Islâmico, envolvido no levantamento de fundos para o grupo extremista, segundo o Departamento de Estado.

Nesta semana, o Tesouro impôs ainda sanções contra dois comandantes de milícias da República Centro-Africana, com o argumento de que a dupla contribui para a instabilidade atual no país. Fonte: Dow Jones Newswires.