EUA estão dispostos a dialogar com Irã, diz Biden

Os Estados Unidos estão dispostos a dialogar com o Irã caso o país muçulmano queira entrar em uma fase de cooperação, afirmou neste sábado (7) o vice-presidente dos EUA, Joe Biden. A afirmação foi feita durante a Conferência de Segurança de Munich. “Estamos dispostos a dialogar com o Irã. Mas o país tem que decidir se continua no caminho do isolamento ou se abandona seus planos atômicos e seu apoio ao terrorismo”, afirmou Biden, o vice do presidente Barack Obama.

A afirmação confirma a expectativa de que Biden daria início à nova política externa dos EUA. A nova administração americana deve deixar para trás os oito anos do legado de política externa isolacionista do ex-presidente George W. Bush.

Além da questão da política nuclear iraniana, Biden também deve tratar do plano de escudo antimísseis na Polônia e República Checa e convidar a Rússia para uma nova era de controle de armas nucleares. O vice americano deve revelar “a primeira maior política externa desta Casa Branca”, afirmou um alto oficial da administração Obama ao Guardian em Washington.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo