O escolhido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para ser o novo secretário da Marinha, o empresário Philip Bilden, disse neste domingo que pediu para deixar de ser considerado para o cargo, citando preocupações com privacidade e interesses comerciais.

continua após a publicidade

A retirada de Bilden levanta questões semelhantes às associadas a Vincent Viola, indicado de Trump para a secretária do Exército que se afastou do processo no início deste mês.

continua após a publicidade

Bilden foi um oficial da inteligência da reserva do Exército dos EUA de 1986 a 1996. Ele se mudou para Hong Kong para estabelecer uma presença asiática para a HarbourVest Partners, uma empresa global de gestão de private equity. Bilden recentemente se aposentou da HarbourVest Partners depois de 25 anos.

continua após a publicidade

Em comunicado divulgado neste domingo pelo Pentágono, Bilden disse ter chegado à conclusão de que não seria capaz de satisfazer os requisitos do Departamento de Ética Governamental sem o que chamou de “perturbações indevidas e desinvestimentos materialmente adversos dos interesses financeiros privados da minha família”.

O secretário de Defesa dos EUA, Jim Mattis, disse em um comunicado que fará uma recomendação para Trump de um novo candidato ao cargo nos próximos dias. Fonte: Associated Press.