Os Estados Unidos irão enviar centenas de soldados ao Iraque para expandir o treinamento das forças iraquianas na província de Anbar e retomar a capital Ramadi, capturada pelo Estado Islâmico no mês passado.

continua após a publicidade

A decisão aumentaria o número de locais de treinamento dos Estados Unidos no Iraque de quatro para cinco, o que permitiria ensinamentos a um maior número de iraquianos voluntários, em sua maioria sunitas, na luta contra o grupo extremista Estado Islâmico.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, descartou a possibilidade do envio de forças de combate terrestre.

Agora, existem cerca de 3.100 soldados no Iraque no projeto de formação, aconselhamento, segurança e outras funções de apoio. Os Estados Unidos têm atacado com bombardeios aéreos.

continua após a publicidade

Uma autoridade dos EUA disse nesta quarta-feira que o novo local de treinamento será em al-Taqqadum, uma base no deserto que era um centro militar dos EUA durante a guerra entre 2003 e 2011.

Os treinamentos têm ocorrido em quatro locais, sendo dois nas imediações de Bagdá, um de al-Asad, base aérea na província de Anbar, e um perto da cidade de Irbil, no norte do Iraque.

continua após a publicidade

Durante o ano passado, os Estados Unidos treinaram cerca de 9 mil tropas iraquianas. Fonte: Associated Press.