Os enviados dos Estados Unidos e a União Europeia pediram hoje a Israel que estenda sua moratória de construções em assentamentos na Cisjordânia, enquanto os palestinos reafirmaram que todo tipo de edificação deve se encerrada para que as novas conversações de paz continuem.
Após dias de idas e vindas sem sinal de resolução, o emissário da Casa Branca, George Mitchell, deixou a região para conversar com os líderes árabes antes da reunião dos ministros de Relações Exteriores da Liga Árabe marcada para a semana que vem. Mas ele conseguiu mais dois dias para negociar, já que a reunião, previamente marcada para a quarta-feira no Cairo, foi transferida para o dia 8 e acontecerá em Sirte, na Líbia, segundo Nabil Abu Rudeina, graduado conselheiro do presidente palestino, Mahmoud Abbas.
Abbas deve declarar sua decisão final sobre se vai manter as negociações com Israel durante a reunião. Após reunir-se com Abbas nesta sexta-feira, Mitchell disse que os obstáculos permanecem mas que os dois lados concordaram em manter os esforços para encontrar uma saída para o impasse. “Nós reconhecemos que existem questões difíceis e complexas envolvidas”, disse ele. “Apesar disso, nós continuaremos com determinação”.