O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse em uma coletiva de imprensa ao lado do presidente sul-coreano, Moon Jae-in, que os líderes estão negociando um acordo de livre comércio que “será ótimo para ambos os países”, além de formas de lidar com a ameaça nuclear da Coreia do Norte.
Sem dar detalhes, o presidente americano afirmou que teve uma dura conversa sobre comércio com Moon durante a noite, e que discutiu barreiras do comércio de automóveis com os sul-coreanos. Trump também criticou o déficit comercial que o seu país tem com a Coreia do Sul e pediu para que o país parasse de “autorizar aço triturado”.
Ainda de acordo com o republicano, os líderes discutiram barreiras no comércio de automóveis entre os dois países.
Os comentários vêm na esteira da publicação de uma mensagem no Twitter de Trump em que o presidente mencionou “um novo acordo comercial”, fazendo com que autoridades sul-coreanas buscassem esclarecimentos. Trump não disse se iria renegociar um acordo comercial de cinco anos com Seul.
Sobre a Coreia do Norte, Trump pediu pela aplicação de novas sanções contra Pyongyang e afirmou que quer paz na região, ponderando que vai defender seu país e seus aliados.
Já o presidente sul-coreano afirmou que a escalada nuclear da Coreia do Norte é o maior desafio de segurança enfrentado por ambos os países e reiterou o estreitamento dos laços de amizade entre EUA e Coreia do Sul. Moon foi cauteloso, no entanto, ao abordar as sanções contra os vizinhos do Norte, dizendo que é preciso ter uma discussão mais abrangente sobre o caso.
O líder sul-coreano disse que convidou Trump para uma visita ainda este ano e que Trump aceitou. Para Moon, a visita será “um marco” na amizade entre as nações. (Matheus Maderal – matheus.maderal@estadao.com)