O governo de Donald Trump afirmou nesta quarta-feira que as negociações com o México e o Canadá para uma revisão do Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta, na sigla em inglês) começarão no próximo mês. A primeira rodada de renegociação será realizada em Washington nos dias 16 a 20 de agosto.
O anúncio ocorre dois dias depois que o governo Trump revelou seus objetivos para as conversas do Nafta. Sob a atual lei, os objetivos da negociação devem ser publicados pelo menos 30 dias antes do início das conversas entre os parceiros comerciais.
As demandas do governo Trump foram bem-vindas pelos principais republicanos, mas os congressistas democratas criticaram os objetivos do governo, classificando-os como vagos. Durante a campanha, alguns democratas haviam aplaudido as promessas comerciais de Trump na campanha, quando ele prometeu mudar a direção da política comercial dos EUA de maneira que pudesse ajudar os trabalhadores da indústria americana.
O representante comercial dos EUA, Robert Lighthizer, afirmou nesta quarta-feira que um funcionário de sua agência, John Melle, servirá como negociador chefe na renegociação do Nafta. Melle, que supervisiona as funções da organização no Hemisfério Ocidental, supervisionará as negociações no dia a dia, de acordo com Lighthizer. Fonte: Dow Jones Newswires.