O Exército dos Estados Unidos afirmou que suas preocupações com a Turquia aumentaram após a agência de notícias turca Anadolu publicar a localização dos postos militares americanos na Síria.
Na quarta-feira, a Anadolu publicou um mapa que mostrava 10 locais onde tropas dos EUA estão localizadas em território sírio. As postagens abordam um trecho do norte da Síria, que é controlado por forças curdas sírias, apoiadas pelos EUA, apesar da Turquia considerá-las terroristas.
Os EUA não revelam onde as forças da coalizão liderada por Washington estão por motivos de segurança. Segundo o Pentágono, não é possível determinar de forma independente onde a Anadolu obteve a informação, mas o porta-voz Eric Pahon comentou que os EUA estão “muito preocupados se as autoridades de um aliado da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) ameaçarem propositadamente nossas forças liberando informações sensíveis”.
Pahon também afirmou que os EUA podem interromper os esforços para derrotar o grupo terrorista Estado Islâmico na Síria, após a publicação do mapa. Fonte: Associated Press.