O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou nesta quarta-feira (28) que os Estados Unidos deveriam retirar suas tropas pelo mundo. Para Ahmadinejad, isso seria uma prova da mudança de política do presidente Barack Obama. Falando a um grupo em Khermenshah, cidade no oeste iraniano, em declarações transmitidas pela televisão estatal, o líder linha-dura disse que esperava dois tipos de mudanças “profundas e fundamentais”.

continua após a publicidade

“Encontrar as pessoas, falar com elas com respeito e encerrar as políticas expansionistas”, apontou. “Se você fala sobre mudança isso deve por um fim à presença militar norte-americana pelo mundo, retirar suas tropas e levá-las de volta para dentro de suas fronteiras.”

Ahmadinejad disse também que Obama deve se desculpar pelos “crimes” cometidos pelos EUA contra o Irã nos últimos 60 anos. “Aqueles que falam de mudança devem se desculpar com o povo iraniano e tentar reparar seus maus atos do passado e os crimes cometidos contra o Irã.” As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade