Legisladores do Partido Democrata expressaram nesta terça-feira sua oposição aos planos de aplicação de sanções unilaterais dos Estados Unidos contra a Venezuela, antes de uma votação sobre o tema na Câmara dos Representantes, marcada para esta quarta-feira.
O projeto de lei busca ordenar que o governo de Barack Obama liste uma série de funcionários do governo da Venezuela que são suspeitos de terem violado direitos humanos, causando o congelamento de seus ativos e a proibição de ingresso dessas pessoas nos Estados Unidos.
A Comissão de Relações Exteriores da Câmara e do Senado já aprovaram esmagadoramente a iniciativa.
Alguns funcionários do governo de Obama se opõe ao projeto. Eles alegam que as sanções poderiam minar os esforços de mediação na Venezuela e também desgastariam as relações entre os Estados Unidos e vários governos latino-americanos.
Os democratas, um total de 14, encabeçados pelo representante por Michigan John Conyers, escreveram uma carta destinada à Obama nesta terça-feira, em apoio ao seu governo. Também pediram que os EUA e a Venezuela abram novamente suas embaixadas após uma interrupção de quatro anos.
A Venezuela tem vivido distúrbios violentos há vários meses. Desde fevereiro, 42 pessoas morreram em protestos. Fonte: Associated Press.