EUA definem ‘número 1’ para América Latina

A embaixadora dos Estados Unidos na Tailândia, Kristie Kenney, deve ser a nova subsecretária de Estado para Assuntos Hemisféricos, disseram ontem fontes do governo americano. Ela deve substituir o diplomata Arturo Valenzuela, que deixará o cargo para se dedicar a projetos acadêmicos. Kristie, que já serviu em embaixadas na Argentina e no Equador, cuidará de assuntos relativos à América Latina.

A diplomata também já foi assessora do Departamento de Estado em questões como o combate ao tráfico internacional de drogas. Ela foi assessora da ex-secretária de Estado Madeleine Albright e trabalhou na transição entre o governo Bill Clinton e George W. Bush. A futura subsecretária é adepta das redes sociais. Ela tem mais de 18 mil seguidores no Twitter.

Ainda ontem, o presidente americano, Barack Obama, nomeou o comandante do Exército, general Martin Dempsey, como novo chefe do Estado-Maior das Forças Armadas. Ele substituirá o almirante Mike Mullen, que deixará o cargo em setembro. “Dempsey é um dos generais mais respeitados e experientes do país”, disse Obama, que também indicou o almirante James Winnefield como vice-comandante do Estado-Maior e o general Ray Odierno para o lugar de Dempsey.

As nomeações precisam ser ratificadas pelo Senado. No final de abril, o presidente indicou o diretor da CIA, León Panneta, para o Pentágono, para o lugar de Robert Gates, e o general David Petraeus para a agência. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo