EUA confirmam 40 casos de gripe suína em cinco Estados

O Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos confirmou 40 casos de gripe suína em cinco Estados do país: Nova York, Califórnia, Texas, Ohio e Kansas. Richard Besser, diretor em exercício do CDC, disse que o tipo de gripe suína que tem sido registrado nos EUA é mais moderado que no México, onde os primeiros casos foram registrados. Apenas uma pessoa foi hospitalizada até agora. O CDC irá emitir ainda hoje um alerta recomendando que os norte-americanos evitem viagens que não sejam essenciais ao México, onde 149 pessoas morreram com suspeita da doença, de um total de 1.995 casos, de acordo com o Ministério da Saúde local.

De acordo com o CDC, o tipo de gripe suína registrado nos EUA é comum em porcos, mas ainda não tinha sido identificado em seres humanos. Autoridades sanitárias temem que uma pandemia (epidemia generalizada) possa ser desencadeada por um novo tipo de vírus contra o qual as pessoas têm pouca ou nenhuma imunidade. Os sintomas da gripe suína são similares a aqueles da gripe comum, como febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e de cabeça e fadiga.

No domingo, os EUA declararam emergência na saúde pública, o que permite que o governo libere milhões de doses de antivirais como o Tamiflu, do laboratório Roche, e do Relenza, da GlaxoSmithKline. O governo norte-americano tem cerca de 50 milhões de doses de antivirais em estoque. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo