A coalizão liderada pelos Estados Unidos informa que derrubou um avião sírio neste domingo, depois que a aeronave atacou as forças que combatiam o Estado Islâmico no norte da Síria, em outro confronto entre os dois lados que, até recentemente, evitavam qualquer contato no campo de batalha.

continua após a publicidade

“A coalizão não busca lutar contra o regime sírio, as forças russas ou seus aliados, mas não hesitam em defender a coalizão ou as forças parceiras de qualquer ameaça”, de acordo com um comunicado divulgado pela coalizão.

continua após a publicidade

A mídia estatal síria chamou de “agressão flagrante” e disse que o avião de guerra estava realizando uma missão contra militantes do Estado islâmico quando foi derrubado. O piloto está desaparecido, de acordo com a mídia estatal.

continua após a publicidade

Até recentemente, os militares dos EUA evitavam atacar o regime sírio, mesmo quando pediam a expulsão do presidente Bashar al-Assad. Mas em abril, os EUA realizaram um ataque aéreo em uma base aérea síria em resposta a um ataque de armas químicas. Desde então, atacaram forças aliadas ao regime da Síria quando se aproximaram das forças apoiadas pelos Estados Unidos e derrubaram um drone iraniano que atacou conselheiros militares dos EUA no sul da Síria. Fonte: Dow Jones Newswires.