O ator norte-americano George Clooney, de 50 anos, foi libertado no final da tarde desta sexta-feira, após ter sido detido mais cedo pela polícia em Washington depois que fez um protesto em frente à Embaixada do Sudão. Ele disse que fez o protesto para atrair a atenção a um “perigo imediato”, informou a Sky News. Clooney acusa o governo de Cartum de impedir que ajuda humanitária chegue às populações que vivem nas montanhas Nuba, na fronteira entre Sudão e Sudão do Sul.
Clooney, seu pai Nick e outros manifestantes, dentre eles o deputado republicano Jim Moran (Virgínia) e o líder pelos direitos civis Ben Jealous, foram presos após terem sido alertados três vezes para que não cruzassem a linha policial do lado de fora da Embaixada. Eles foram algemados e colocados numa van do serviço secreto.
Antes da prisão, Clooney havia declarado que esperava que a ação atraísse mais atenção para a questão e que se nenhuma medida for tomada nos próximos três ou quatro meses “teremos um verdadeiro desastre humanitário”.
As informações são da Dow Jones.