Militares dos Estados Unidos realizaram neste sábado um ataque aéreo que provavelmente matou Mulá Akhtar Mansour, líder do Taleban. Caso confirmado, este será um grande golpe contra o grupo militante, que demonstrou ter ainda poder de força no Oriente Médio nos últimos dias.
O ataque aéreo foi realizado por um drone na manhã de sábado na fronteira do Afeganistão e do Paquistão, mas só foi confirmado pelo exército dos EUA no final da tarde. Há a possibilidade da morte de outro combatente do sexo masculino, que não foi identificado.
“Mansour tem sido o líder do Taleban no Afeganistão e ativamente envolvido com planejamento de ataques contra instalações em Cabul e em todo o país, apresentando uma ameaça para civis afegãos e forças de segurança, nosso pessoal e parceiros da coalizão”, disse o secretário de imprensa do Pentágono, Peter Cook.
Mansour tem sido visto como o líder do Taleban desde que foi revelado no ano passado que mulá Mohammad Omar tinha morrido em 2013.
Desde a divulgação da morte de Omar e sob a liderança de Mansour, os Talebans realizaram numerosos ataques que resultaram na morte de dezenas de milhares de civis e forças de segurança afegãs.
“Ainda estamos avaliando os resultados do ataque aéreo e forneceremos mais informações assim que estiverem disponíveis”, disse Cook. Fonte: Dow Jones Newswires.