EUA ampliam área proibida à pesca no Golfo do México

A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos expandiu a área do Golfo do México que está fechada para pesca por conta da enorme mancha de petróleo que continua a se espalhar a partir do local da explosão e afundamento de uma plataforma em alto mar, que aconteceu em abril.

Toda a pesca comercial e de recreação agora está proibida por quase 62 mil milhas quadradas, ou quase 26% das águas dos EUA no Golfo, acima de quase 60,6 mil milhas quadradas fechadas na sexta-feira, afirmou a NOAA.

A NOAA proibiu a pesca nessas áreas para garantir que os alimentos marinhos do Golfo permaneçam seguros para os consumidores. A agência disse que vai continuar a avaliar a necessidade de proibições de pesca e que vai abrir as áreas fechadas quando for adequado.

O vazamento do poço de petróleo da British Petroleum é o pior na história dos EUA, ultrapassando o desastre do navio Exxon Valdez, em 1989.

Mais cedo a secretária de Assuntos Estrangeiros do México, Patricia Espinosa, disse que o país está “preocupado” com o vazamento e está em conversações com os EUA para responder à crescente catástrofe ambiental. “Até agora o vazamento não chegou às águas dos nossos mares territoriais, mas é claro que isso pode mudar, dependendo da temporada de furacões e se houver uma mudança na direção do vento”, comentou Patricia. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo