EUA ameaçam cortar pacote de auxílio aos palestinos

O governo dos Estados Unidos ameaçou nesta sexta-feira cortar a ajuda aos palestinos se a Autoridade Nacional Palestina (ANP) seguir em frente com sua tentativa unilateral de obter reconhecimento da independência na Organização das Nações Unidas (ONU) em setembro, disse o principal negociador palestino, Saeb Erekat. Os EUA e Israel se opõem de maneira veemente ao plano palestino, dizendo que o Estado da Palestina só pode nascer através das negociações. O processo de paz está em impasse há mais de um ano.

Erekat afirmou que o cônsul-geral dos EUA em Jerusalém, Daniel Rubinstein, lhe disse nesta sexta-feira que o Congresso americano tomará “medidas punitivas” se os palestinos seguirem com o plano de obter reconhecimento como Estado da ONU. “O Congresso não dará mais o pacote anual de auxílio aos palestinos, de US$ 470 milhões”, disse Rubinstein, de acordo com Erekat.

“Se a ANP busca melhorar sua posição na ONU através da Assembleia Geral então o Congresso dos EUA tomará medidas punitivas, que incluem a suspensão da assistência”, disse Erekat, citando Rubinstein. Erekat disse que pediu ao governo americano que tome medidas radicais.

Congressistas republicanos e democratas alertaram que a ajuda americana estará em risco se os palestinos buscarem o reconhecimento na ONU. Outros fatores que levariam à concretização dessa ameaça americana são as negociações entre a ANP e o Hamas e a suposta má vontade dos palestinos em retomarem as negociações com Israel.

As informações são da Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo