Os Estados Unidos acreditam que a Coreia do Norte produz seus próprio motores de foguete, em vez de confiar em importações estrangeiras, afirmou uma autoridade do setor de inteligência americana nesta terça-feira. A declaração é dada enquanto alguns especialistas questionam se o regime de Kim Jong Un obteve motores de foguete desenhados ainda pela União Soviética no mercado paralelo na Ucrânia ou na Rússia.

continua após a publicidade

Um relatório do Instituto Internacional para Estudos Estratégicos, divulgado na segunda-feira, diz que os motores usados pela Coreia do Norte em testes recentes se parecem aos dos soviéticos e especula se Pyongyang teria comprado modelos no mercado paralelo. Já a fonte de inteligência dos que diz que as informações disponíveis sugerem que a Coreia do Norte não confia na importação desses motores, mas tem a capacidade de produzi-los.

continua após a publicidade

A fonte no setor de inteligência não quis dar mais detalhes, mas funcionários lembram que os EUA monitoram o programa norte-coreano de mísseis há tempos. Fonte: Dow Jones Newswires.