Estudantes japoneses visitam exposição Hiroshima em Curitiba

Um grupo de sete estudantes japoneses desembarca nesta sexta-feira (3) em Curitiba. Os jovens, provenientes da distante cidade de Himeji, na província de Hyogo, no Japão, permanecerão na cidade por 15 dias, hospedados em casas de famílias brasileiras, aproveitando a estada para aprender sobre a cultura do país. A experiência faz parte do Intercâmbio Brasil ? Japão, promovido pelas Escolas Positivo, instituição de Educação Básica do Grupo Positivo, em parceria com a Prefeitura de Himeji, cidade ?irmã? de Curitiba.

Os estudantes japoneses terão agenda cheia durante as próximas duas semanas. Na segunda-feira (6), os estudantes vão conferir a exposição Hiroshima, que vai expor fotos da primeira cidade a sofrer um ataque nuclear da história, durante a II Guerra Mundial. A exposição acontece no hall de entrada da Biblioteca Pública do Paraná e é uma iniciativa do Consulado Geral do Japão e da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Curitiba.

As atividades incluem um encontro com o prefeito de Curitiba, Beto Richa, visitas ao Centro Histórico da cidade, Museu Oscar Niemeyer, Parque Tanguá, Parque Barigüi e Santa Felicidade, além de uma viagem de trem até Morretes e encontros nas Escolas Positivo e no UnicenP ? Centro Universitário Positivo. .

Programa tem 12 anos

O programa existe há mais de 12 anos e mais de 100 estudantes já participaram. No início do ano, durante as férias de verão, foram os brasileiros que atravessarem o mundo, rumo ao Japão, onde passaram duas semanas num programa de imersão sobre a cultura nipônica.

?O intercâmbio permite a percepção das diferenças sociais e culturais. Esta rica troca de experiências amplia a visão de mundo dos alunos. Brasileiros e japoneses aprendem muito com estas diferenças?, analisa Lysvania Villela Cordeiro, coordenadora de História do Ensino Médio das Escolas Positivo e coordenadora do intercâmbio.  

Troca de Experiências

A chegada dos japoneses é um marco especial  para cinco alunos das Escolas Positivo, em especial. Martin Saul, Marcelo Perin, Renata Shin-Ike, Lucas Sailing e Dafne Hruschka hospedarão os colegas nipônicos. Para eles, mais do que uma oportunidade para a troca experiências, essa será uma maneira de relembrar os momentos vividos em janeiro deste ano, quando eles passaram 15 dias no Japão.

Processo de seleção

A seleção dos estudantes que participam deste intercâmbio é criteriosa. A primeira etapa é uma avaliação de desempenho escolar, comportamento e fluência na língua inglesa e depois acontecem entrevistas com os pais dos estudantes. Uma das intenções do projeto é que a mesma família que envia um estudante ao Japão possa oferecer a residência para alunos japoneses. Um professor das Escolas Positivo sempre acompanha os alunos durante toda a estada no Japão.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo