Um grupo de artistas assumiu a responsabilidade por ter exposto Donald Trump, dizendo serem responsáveis pela estátua nua e em tamanho real do candidato republicano à presidência dos EUA que surgiu em um parque de Nova York.
Cópias da figura alaranjada — ostentando uma enorme barriga, pequenos dedos e faltando algumas partes genitais — foram simultaneamente revelados no Union Square Park, em Manhattan, e em lugares públicos em outras quatro cidades dos EUA.
O grupo nomeou a obra de “O Imperador Não Tem Bolas”. Composto por artistas, músicos e cineastas, o grupo assumiu autoria, dizendo por e-mail que as estátuas também foram colocadas em São Francisco, Los Angeles, Seattle e Cleveland.
Até o início da tarde, funcionários do Departamento de Parques e Recreação de Nova York haviam tirado a estátua. Mae Ferguson, porta-voz do departamento, disse que a obra foi removida porque a instalação sem aprovação de qualquer estrutura é ilegal em qualquer parque urbano. A campanha de Trump não comentou o caso.