Soldados dos Exércitos dos Estados Unidos e do Afeganistão abandonaram nesat terça-feira (15) uma base remota no leste afegão após o ataque de rebeldes afegão que resultou na morte de nove militares americanos. Os insurgentes afegãos atacaram a base no domingo, apenas três dias depois da abertura do local. Logo depois da ofensiva, os rebeldes tomaram a aldeia de Wanat, na província de Nuristão, depois de expulsarem os poucos policiais que cuidavam da segurança dos prédios do governo no povoado.

continua após a publicidade

Ghoolam Farouq, um oficial do alto escalão da polícia local, disse que mais de 50 agentes de segurança estão a caminho de Wanat para reaver o controle do povoado.

Calcula-se que mais de 200 rebeldes tenham participado da ofensiva de domingo, o mais mortífero incidente para o exército americano no Afeganistão em três anos. Eles usaram metralhadores granadas propelidas por foguete e morteiros para abrir caminho e capturar a base. Nove soldados americanos morreram e 15 ficaram feridos antes de ataques aéreos terem forçado o recuo dos insurgentes.

O ataque mostra como os militantes islâmicos parecem estar recuperando força quase sete anos depois da queda do regime fundamentalista liderado pelo Taleban.

continua após a publicidade

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) confirmou que a base, situada numa região montanhosa perto da fronteira com o Paquistão, está vaga, mas insiste que os soldados afegãos e estrangeiros "manterão uma forte presença na região com patrulhas e outros meios".