O Estado Islâmico atacou a embaixada do Iraque no Afeganistão nesta segunda-feira. Um homem-bomba detonou seus explosivos na entrada da embaixada, enquanto três atiradores entraram no prédio. O ataque provocou um tiroteio de quatro horas de duração, que só terminou após todos os agressores serem mortos.

continua após a publicidade

Há relatos conflitantes sobre a quantidade de mortos. Uma testemunha disse ter visto corpos de pelo menos dois policiais na rua ao lado da embaixada logo após o início do ataque. Ao assumir a autoria do ataque, o Estado Islâmico, por sua vez, afirmou ter matado sete policiais. Já o porta-voz do Ministério do Interior, Najib Danish, garante que apenas um policial ficou ferido e que não houve fatalidades, a não ser os agressores.

continua após a publicidade

O ataque começou com uma grande explosão que abalou o centro de Cabul pouco antes do meio-dia, no horário local. Em seguida, houve um tiroteio e duas out três explosões. A polícia rapidamente isolou a área, impedindo que repórteres chegassem muito perto da cena.

continua após a publicidade

Enquanto o ataque ainda estava em curso, uma afiliada do Estado Islâmico no Afeganistão assumiu a responsabilidade em comunicado divulgado pela agência de notícias ligada ao grupo terrorista, a Aamaq.

A embaixada do Iraque está localizada numa parte de Cabul conhecida como Shahr-e-Now, que fica fora da chamada “zona verde”, onde fica a maioria das embaixadas e missões diplomáticas. A “zona verde” e fortificada com uma linha de batalha e paredes enormes de cimento para evitar explosões. Fonte: Associated Press.