Esquerda pode ter vencido eleições em Estado mexicano

A esquerda apareceu hoje como a virtual vencedora da eleição para o Estado de Guerrero, no sul do México, um dos afetados pela violência do narcotráfico no país. Na contagem preliminar oficial, com 98,56% das urnas apuradas, o candidato da coalizão encabeçada pelo esquerdista Partido da Revolução Democrática (PRD), Angel Aguirre, aparecia com 56% dos votos. Em segundo lugar estava o nome do opositor Partido Revolucionário Institucional (PRI), Manuel Añorve, com 42,6% dos votos, segundo a contagem preliminar.

O resultado definitivo será divulgado na quarta-feira. O PRI já informou que pode pedir a impugnação da disputa, por supostas irregularidades em uma votação realizada com tranquilidade, apesar do temor causado pela crescente violência do narcotráfico.

Caso se confirmem os resultados preliminares, o PRD governará Guerrero pela segunda vez consecutiva. Em 2005, o partido tomou o controle político do Estado do PRI, que historicamente comandava esse governo. As informações são da Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna