O governo espanhol do premiê Mariano Rajoy rejeitou um plano dos separatistas no Parlamento regional da Catalunha para eleger um importante político a favor da secessão, Jordi Turull, como presidente catalão.

continua após a publicidade

O secretário de Estado para administração territorial, Roberto Bermúdez de Castro, afirmou que a votação desta quinta-feira em Barcelona é apenas mais uma trama na frustrada tentativa regional de ganhar independência. Ele disse ao Senado espanhol que o governo se oporá à eleição de qualquer candidato com problemas legais. Turull está entre as ex-autoridades que podem ser acusadas por rebelião por causa da fracassada tentativa do Parlamento regional de se separar do restante da Espanha no ano passado.

continua após a publicidade

Um juiz da Suprema Corte que monitora a investigação sobre o episódio planeja anunciar acusações formais nesta sexta-feira.

continua após a publicidade

Turull é o terceiro candidato proposto pelos deputados favoráveis à independência desde a eleição de dezembro. O governo central administra a Catalunha a partir de Madri. Fonte: Associated Press.