Espanha prende dois supostos ativistas do ETA na França

As forças de segurança de Espanha e França prenderam hoje dois supostos ativistas do grupo separatista ETA (Pátria Basca e Liberdade), na França. Um dos detidos foi apontado como um dos coordenadores da estratégia política da organização.

Os suspeitos foram identificados como Aitor Elizarán Aguilar e Ohiana San Vicente. Eles viajavam em um veículo roubado e estavam armados quando foram presos. O Ministério do Interior da Espanha afirma que Elizarán Aguilar era um dos principais nomes do chamado aparato político do ETA e tinha a função de transmitir instruções aos partidos políticos separatistas ligados à organização.

O ministério informou que os supostos membros do ETA, um homem e uma mulher, foram detidos em Carnac, na Bretanha francesa, em uma operação conjunta das forças de segurança dos dois países.

O ETA é considerado um grupo terrorista pelos Estados Unidos e pela União Europeia e assassinou mais de 825 pessoas desde o fim dos anos 1960, em sua campanha pela independência da região basca da Espanha.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo