A ministra de Relações Exteriores da Espanha, Trinidad Jimenez, disse hoje ao presidente palestino Mahmoud Abbas que seu país apoia os esforços para a criação de um Estado palestino independente.
Abbas se reuniu com Jimenez e com o rei Juan Carlos no início de uma visita de dois dias ao país, que tem como objetivo reunir apoio para o reconhecimento, na Organização das Nações Unidas (ONU), do Estado palestino.
“A ministra expressou o desejo de continuar o trabalho, que já vem sendo realizado nos últimos anos, para fortalecer os laços e apoiar os esforços da Autoridade Nacional Palestina (ANP) para a construção do futuro Estado palestino”, disse o Ministério de Relações Exteriores em comunicado.
Jimenez também disse a Abbas que a tentativa de reconhecimento do Estado palestino é legítima e que a Espanha vai determinar sua posição “baseada nas propostas que surgirem, numa atmosfera construtiva”.
Amanhã, Abbas vai se encontrar com o primeiro-ministro José Luiz Rodríguez Zapatero em Madri antes de ir para Barcelona, onde vai se reunir com o marroquino Youssef Amrani, o novo secretário-geral da União para o Mediterrâneo. Ele chegou à Espanha vindo da Noruega e amanhã segue para a Turquia.
Os Estados Unidos não aprovam a ideia do reconhecimento na ONU e pediram aos palestinos e a Israel que não tomem medidas unilaterais que possam prejudicar um acordo final de paz. As informações são da Dow Jones.