Espanha expressa apoio a criação de Estado palestino

A ministra de Relações Exteriores da Espanha, Trinidad Jimenez, disse hoje ao presidente palestino Mahmoud Abbas que seu país apoia os esforços para a criação de um Estado palestino independente.

Abbas se reuniu com Jimenez e com o rei Juan Carlos no início de uma visita de dois dias ao país, que tem como objetivo reunir apoio para o reconhecimento, na Organização das Nações Unidas (ONU), do Estado palestino.

“A ministra expressou o desejo de continuar o trabalho, que já vem sendo realizado nos últimos anos, para fortalecer os laços e apoiar os esforços da Autoridade Nacional Palestina (ANP) para a construção do futuro Estado palestino”, disse o Ministério de Relações Exteriores em comunicado.

Jimenez também disse a Abbas que a tentativa de reconhecimento do Estado palestino é legítima e que a Espanha vai determinar sua posição “baseada nas propostas que surgirem, numa atmosfera construtiva”.

Amanhã, Abbas vai se encontrar com o primeiro-ministro José Luiz Rodríguez Zapatero em Madri antes de ir para Barcelona, onde vai se reunir com o marroquino Youssef Amrani, o novo secretário-geral da União para o Mediterrâneo. Ele chegou à Espanha vindo da Noruega e amanhã segue para a Turquia.

Os Estados Unidos não aprovam a ideia do reconhecimento na ONU e pediram aos palestinos e a Israel que não tomem medidas unilaterais que possam prejudicar um acordo final de paz. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo