Espanha e França anunciam prisão de líderes do ETA

Foram presos nesta quarta-feira (21) o suposto líder do ETA (sigla para Euskadi Ta Askatasuna, ou Pátria Basca e Liberdade), Francisco Javier López Peña, e outros três suspeitos de serem altos líderes do grupo separatista basco. O presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, disse hoje que a prisão de Peña foi "um passo a mais, sem dúvida importante, nessa vitória da democracia sobre o terror". O ETA vinha realizando ataques desde que encerrou um cessar-fogo unilateral, no final de 2006.

As polícias francesa e espanhola prenderam os quatro homens em um apartamento em Bordeaux. Duas outras pessoas foram presas hoje, uma na Espanha e um cidadão francês, que estava na França e seria ligado ao apartamento em que estavam Peña e os outros suspeitos. Segundo a polícia francesa, armas e materiais que poderiam ser utilizados para a fabricação de bombas foram encontrados no local. "Não se trata de mais uma operação policial", disse o ministro de Interior da Espanha, Alfredo Perez Rubalcaba, no Senegal, onde está em visita oficial. Rubalcaba afirmou que "um dos detidos, Francisco Javier López Peña, é, no momento, provavelmente a pessoa com o maior peso político e militar no grupo terrorista ETA".

O ministro pensava em suspender a visita e voltar a Madri, fato que evidencia a importância da captura. Os outros três detidos no apartamento foram identificados como Ainhoa Ozaeta Mendiondo, Igor Suberbiola e Jon Salaberria. O escritório do primeiro-ministro francês, François Fillon, confirmou as prisões em comunicado. O texto qualificava Peña como um dos "dirigentes históricos" do ETA, buscado pela polícia há 20 anos. "O êxito dessa operação mostra novamente a excelente qualidade da cooperação antiterrorismo entre França e Espanha", expressou o documento. Segundo um porta-voz da polícia espanhola, Peña foi um dos principais responsáveis pelo fim da trégua do ETA no ano passado.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo