Espanha anuncia prisão dos dois principais líderes do ETA

Um suspeito detido na França hoje foi identificado como Mikel Carrera Sarobe, o membro “mais procurado” do grupo separatista ETA (Pátria Basca e Liberdade) na Espanha, informou o ministro do Interior espanhol, Alfredo Pérez Rubalcaba. A autoridade ainda anunciou a prisão do número 2 do grupo, Arkaitz Aguirregabiria del Barrio, junto com Sarobe. “Caíram o número 1 do ETA e seu lugar-tenente, as duas pessoas mais procuradas pelas polícias espanhola e francesa”, afirmou Rubalcaba, em entrevista coletiva.

O ministro disse que Sarobe também é o membro “mais procurado” do ETA na França por causa do envolvimento dele com a morte de um policial na região de Paris, em março. Outros três homens suspeitos de pertencerem ao ETA foram detidos. “É uma operação importante, mas vamos esperar até que tenha terminado”, disse Rubalcaba.

O ETA luta pela independência do território basco, no norte da Espanha e no sudoeste da França. É considerado uma organização terrorista pela União Europeia (UE) e pelos Estados Unidos. Seus membros já mataram 825 pessoas, desde o final dos anos 1960. Com informações da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo