Erupção de vulcão na Indonésia pode ter matado quatro

Um dos vulcões mais ativos da Indonésia, o Monte Karangetang, entrou em erupção hoje, expelindo lava e nuvens de gás. Pelo menos quatro integrantes de uma mesma família desapareceram e acredita-se que estejam mortos. Várias pessoas ficaram seriamente feridas.

 

“Começou tão rápido”, disse Surono, diretor da agência de vulcanologia e mitigação. “Não houve tempo para a retirada das pessoas”. O Monte Karangetang, localizado em Siau, parte do arquipélago das Celebes, explodiu pouco depois da meia-noite, expelindo nuvens de gás de 600 graus.

Cinzas e lava caíram da face oeste da montanha, destruindo pelos menos nove casas, uma igreja e uma escola, disse Priyadi Kardono, funcionário da agência nacional de gestão de desastres. Uma estrada e uma ponte também ficaram muito danificadas, o que deixou mais de 2 mil pessoas completamente isoladas.

As autoridades tentavam retirar os moradores de pelo menos uma das vilas próximas, disse o chefe distrital Tony Supit. No total, cerca de 22 mil pessoas vivem na ilha Siau. A última vez que o vulcão de 1.784 metros entrou em erupção foi em julho de 2006.

A Indonésia, o maior arquipélago do mundo, com mais de 17 mil ilhas, das quais cerca de 1 mil são habitadas, está situada sobre o chamado “Anel de Fogo”, uma linha de vulcões ativos e de forte atividade sísmica que circunda a bacia do Oceano Pacífico.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo