Equipes resgatam corpos após acidente na Colômbia

Equipes de resgate retiraram hoje os corpos de 12 pessoas, entre elas duas crianças, do meio do barro e dos restos de casas pobres que foram cobertas por um deslizamento na véspera, na Colômbia. As equipes seguem removendo terra da área em busca de desaparecidos, no momento em que o país enfrenta as piores chuvas em pelo menos 40 anos. O deslizamento ocorreu na tarde de ontem, em uma colina no município de Bello, departamento (Estado) de Antioquia.

Autoridades disseram inicialmente que cerca de 50 casas pobres foram cobertas pela lama. Uma contagem posterior entre sobreviventes e moradores, porém, listou cerca de 30 casas. O diretor do Departamento Administrativo de Prevenção, Atenção e Recuperação de Desastres (DAPARD) de Antioquia, John Rendón, disse que podem estar presas 147 pessoas, incluindo os 12 corpos já retirados. Cerca de 300 pessoas trabalham no resgate, incluindo bombeiros, membros da Defesa Civil e voluntários, segundo Rendón.

Em Antioquia, pelo menos 97 dos 125 municípios do departamento estão em estado de emergência por causa das chuvas. Há mais de 130 mil pessoas afetadas pela chuva nessa região, e no país esse número chega a 1,6 milhão de pessoas. Muitos dos afetados seguem em suas casas, temendo perder tudo o que tem, disse hoje Luz Amanda Pulido, diretora do Escritório Nacional de Atenção e Desastres do Ministério do Interior.

Dos 12 corpos encontrados em Bello, dois eram de crianças, cinco de homens e cinco mulheres, segundo Amanda. Com isso, subiu para 188 o número de mortos pelas chuvas na Colômbia este ano, completou ela. A Cruz Vermelha Colombiana informa que no ano passado as chuvas mataram 110 pessoas, e em 2008, 48 pessoas. As informações são da Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna