Sérgio Rogério Azevedo Junqueira

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Na construção o Ensino Religioso, assim como nas demais áreas do conhecimento é um marco estruturado à leitura e à interpretação da realidade, essencial para garantir a possibilidade de participação do cidadão na sociedade de forma autônoma. Para tanto, o Ensino Religioso, possui linguagem própria, favorece a compreensão do fenômeno religioso na sociedade, deverá possibilitar ao estudante enfrentar situações em seu cotidiano, a partir da construção de argumentações elaborando propostas para sua comunidade, seja família, escola, associações e outras da qual participe.

O objetivo proposto para este componente curricular nos Parâmetros Curriculares Nacionais é o de valorizar o pluralismo e a diversidade cultural presentes na sociedade brasileira, facilitando a compreensão das formas que exprimem o Transcendente na superação da finitude humana e que determinam, subjacente, o processo histórico da humanidade. Por isso necessita: propiciar o conhecimento dos elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, a partir das experiências religiosas percebidas no contexto do educando; subsidiar o educando na formulação do questionamento existencial, em profundidade, para dar sua resposta devidamente informada; analisar o papel das tradições religiosas na estruturação e manutenção das diferentes culturas e manifestações sócio-culturais; facilitar a compreensão do significado das afirmações e verdades de fé das tradições religiosas; refletir o sentido da atitude moral, como conseqüência do fenômeno religioso e expressão da consciência e da resposta pessoal e comunitária do ser humano; possibilitar esclarecimentos sobre o direito à diferença na construção de estruturas religiosas que têm na liberdade o seu valor inalienável. É importante lembrar que os PCN?s não são documentos oficiais, mas contribuem na orientação dos diferentes componentes curriculares e contém o resultado de inúmeras e significativas reflexões.

Em tal cenário é construída uma nova possibilidade para o diálogo e aprofundamento do Ensino Religioso. Refiro-me a possibilidade de professores e pesquisadores discutirem temáticas não apenas ao inter-religioso, mas a didática do Ensino Religioso. Esta oportunidade encontra-se nas páginas da revista Diálogo, ou melhor o encontro o aproximar entre leitores das mais diversas regiões deste país para ajudar no amadurecimento de um componente pedagogicamente construído nos currículos brasileiros.

O Ensino Religioso que nasceu nos acordos ?político-religiosos? procura assumir uma identidade escolar. Entre os instrumentos, encontra-se a referida publicação, que periodicamente aborda os mais diferentes aspectos no conteúdo, na dinâmica e na história de um componente curricular.

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Para maiores informações sobre o ensino religioso consulte www.gper.com.br