Ensino religioso: algumas orientações pedagógicas

A perspectiva pedagógica articulada a partir da LDB 9394/96 art. 33 (nova redação LDB 9475/97), que trata do componente curricular Ensino Religioso, tem levado à discussão a respeito de seu objeto e concepções, bem como à reflexão sobre as diferentes manifestações do sagrado na esfera social, suas implicações humanas e de relações entre os indivíduos, permitindo assim a formação integral do educando que, como aponta a LDB 9394/96 em seu art. 32, é processo em contínuo desenvolvimento na esfera da pesquisa, da ação na escola e na legitimação desta disciplina.

Percebe-se que a sala de aula propicia uma oportunidade de discussão e reflexão dos alunos, sobre a identificação, o entendimento, o conhecimento e a aprendizagem em relação as diferentes manifestações do sagrado na sociedade, favorecendo a amplitude e o fomento ao respeito e reconhecimento da diversidade cultural, repudiando o preconceito e discriminações diante das especificidades de diferentes expressões cultural-religiosas, de direito constitucional de todo cidadão brasileiro. Portanto a disciplina do Ensino Religioso, ao propor como seu objeto de estudo o sagrado e suas diferentes manifestações no coletivo, relacionando-se aos diferentes fenômenos religiosos existentes contextualiza o universo cultural dos indivíduos e possibilita que os indivíduos-cidadãos possam conhecer e refletir sobre a diversidade religiosa posta diante de todos.

Para que essa disciplina se constitua no espaço escolar, é necessário que o professor compreenda alguns pressupostos básicos inerentes a ela, tais como: a articulação do Ensino Religioso no Projeto Político-Pedagógico da escola; o respeito do professor e demais membros da comunidade escolar pelas diferentes expressões religiosas dos alunos; o reconhecimento da linguagem pedagógica como a linguagem própria da escola; a necessidade de oportunizar o conhecimento, a discussão, a reflexão diante dos fenômenos religiosos sociais da comunidade; a liberdade de expressão como direito constitucional de todo cidadão brasileiro; o reconhecimento das diferentes manifestações do sagrado como patrimônio cultural; a função social da escola e a mediação entre o conhecimento científico construído pela humanidade.

O professor possui elementos técnico-científicos oriundos de sua formação inicial e/ou continuada. Portanto, é prioritário em seu planejamento na disciplina do Ensino Religioso considerar os anseios da comunidade onde sua escola está inserida e as reais necessidades de seus alunos diante do objeto de estudo da disciplina (o sagrado), as bases teóricas, a seleção de fontes, bem como a organização dos conteúdos no currículo escolar expressos no Projeto Político-Pedagógico. Assim sendo, se constituirá como formação cidadã e tomada de consciência diante da necessidade atual de superação da barbárie.

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