A geração e as fontes alternativas de energia menos poluentes serão temas de destaque nas discussões entre os chefes de Estado na 5ª Cúpula América Latina, Caribe e União Européia, no momento que o preço do petróleo bate recordes seguidos de alta.
Os cerca de 50 chefes de Estado, entre eles o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vão nortear as discussões por dois eixos centrais, em Lima, no Peru: Pobreza, Desigualdade e Inclusão e Desenvolvimento Sustentável: Mudanças Climáticas, Meio Ambiente e Energia.
A primeira temática foi proposta pelos países da América Latina e Caribe, que querem dar prioridade s discussões de como reduzir a fome, a pobreza e impulsionar a coesão social.
A União Européia propôs o outro eixo de discussão, o energético partindo do que foi acordado na última cúpula ocorrida em 2006, em Viena, na Áustria, de iniciar um diálogo político em matéria de meio ambiente.
A intenção é dar atenção especial a questões como mudanças climáticas e energia e reconhecer que o crescimento a longo prazo está relacionado ao desenvolvimento sustentável, com proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.
As discussões sobre os biocombustíveis e a crise mundial de alimentos também entram em discussão.
Também serão debatidos assuntos como a migração, a integração regional, o comércio, a democracia, os direitos humanos, as drogas e combate ao crime organizado e desenvolvimento e cooperação.
Os temas devem avançar em relação às cúpulas anteriores. O documento final da cúpula de Viena, por exemplo, reafirmou compromissos dos países no combate às desigualdades sociais, com a criação e fortalecimento de acordos de integração comercial entre as regiões.
Nos dois primeiros dias da cúpula, terça-feira (13) e quarta-feira (14), ocorrem reuniões de altos funcionários dos governos, no dia 15 será a vez da discussão entre os chanceleres, e o encerramento fica com os chefes de Estado que debatem nos dias 16 e 17.
Paralelo ao evento, nesta quarta-feira (14) e quinta-feira (15), ocorre a 2ª Cúpula Empresarial.
Com informações do endereço eletrônico da cúpula.