Equipes de resgate dragaram rios e cavaram em meio aos escombros e à lama à procura de corpos, enquanto o número de mortes confirmadas continua a subir após a passagem da tempestade tropical Nicole pela Jamaica, que causou enchentes e deslizamentos de terra.

continua após a publicidade

Seis pessoas morreram e 15 estão desaparecidas, disse Ronald Jackson, do escritório de gestão de emergências. Segundo ele, um corpo foi encontrado em Kingston e dois no oeste do país hoje, mas eles não foram identificados e ainda não foram incluídos na contagem total de vítimas.

Cerca de 300 pessoas permanecem em abrigos em todo o país, mas a chuva diminuiu e escolas, bancos e agências governamentais abriram nesta sexta-feira depois de ficarem fechadas por dois dias. Quase 100 mil pessoas estão sem energia elétrica e dezenas de milhares tiveram o fornecimento de água interrompido.

O governo se reúne com líderes de várias agências internacionais de ajuda para pedir fundos para ajudar a reconstruir fazendas, casas e serviços públicos. A tempestade se dissolveu no oceano Atlântico na tarde da última quarta-feira, mas autoridades disseram que as chuvas intermitentes podem provocar mais deslizamentos.

continua após a publicidade

Dentre os mortos há uma menina de 5 anos esmagada em sua cama quando uma árvore caiu sobre sua casa, além de dois trabalhadores da construção civil que economizavam dinheiro dormindo uma cabana que ruiu. As equipes de resgate continuam procurando uma família que estava no interior de uma casa de concreto de dois andares quando ela caiu e matou um menino de 14 anos. Segundo vizinhos, havia quatro irmãs na casa, sendo que a mais nova tinha 3 anos. A maioria das pessoas afetadas são pobres que vivem em favelas construídas em instáveis margens de rios.