A empresa fonográfica Apple Corporation, de propriedade dos Beatles e seus herdeiros, iniciou uma nova ação judicial contra o grupo americano Apple Computers, fabricante dos computadores Macintosh. De acordo com os advogados da Apple Corporation, o uso do símbolo da maçã no serviço de música on-line iTunes constitui uma violação dos acordos sobre as respectivas marcas firmados pelos dois grupos em 1991.
Esta não é a primeira vez que os dois grupos se enfrentam nos tribunais pelo uso da marca. A imagem da fruta mordida foi escolhida por John Lennon em 1967 para identificar os discos da gravadora com um símbolo que aludisse ao pecado de Adão e à liberdade sexual.
Logo após a morte de Lennon em 1981, os outros três Beatles chegaram a um acordo com a Apple Computers, fundada em 1977, autorizando o uso da marca da maçã em todos os seus produtos, exceto na área musical, onde deveria ser substituída por uma laranja.
A Apple Computers começou porém a produzir “softwares” musicais e instrumentos eletrônicos sem usar o símbolo da laranja, motivando uma longa batalha nos tribunais. A disputa só terminou em 1991, quando as duas “Apples” fizeram um acordo extrajudicial cujos termos jamais foram revelados.
Mas agora a gravadora de propriedade de Paul McCartney, Ringo Starr e as viúvas de Lennon e George Harrison parece estar decidida a levar o caso até o fim. O serviço iTunes, através do qual os internautas podem baixar arquivos musicais mediante pagamento, violaria os acordos anteriores e a Apple Corp., além de exigir a troca da marca, quer uma indenização pelos prejuízos.
“O pedido de indenização por perdas e danos se relaciona ao uso do nome e do símbolo Apple para este novo programa, que permite baixar música pré-gravada através da internet”, declarou um porta-voz da gravadora.
Embora esteja disponível apenas para os usuários dos computadores da Apple nos EUA, o iTunes está tendo enorme sucesso e representa um dos eixos centrais da estratégia de marketing do fabricante para promover os Macs como a melhor plataforma multimídia para entretenimento.