A embaixadora dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas (ONU), Nikki Haley, disse que os regimes que mais ameaçam o mundo com armas de destruição em massa – Coreia do Norte, Irã e Síria – também negam os direitos humanos de sua população, promovem conflitos e instabilidade regional e “ajudam terroristas e grupos militantes”.
Haley disse ao Conselho de Segurança da ONU nesta quinta-feira que a Coreia do Norte representa a maior ameaça à proliferação nuclear e continua “sua busca imprudente de armas nucleares. Enquanto as pessoas morrem de fome, eles ameaçam outras nações e intimidam seus próprios cidadãos”.
A diplomata chamou o Irã de “a principal causa de instabilidade em uma parte instável do mundo”. Ela afirmou que apoia “terroristas, militantes e assassinos como Bashar al Assad”, o presidente da Síria. Haley ainda acusou a Rússia de vetar três resoluções do Conselho e impedir a Organização para a Proibição de Armas Químicas de responsabilizar o governo de Assad pelo uso de armas químicas na Síria. Fonte: Associated Press.