Havana – O embaixador da Venezuela em Havana, Alí Rodríguez Araque, prognosticou nesta sexta-feira (23) uma vitória do "sim" no referendo do próximo 2 de dezembro sobre mudanças constitucionais em seu país, e acusou a "grande imprensa mundial" de lançar uma campanha "feroz" e "sem precedentes" contra essas propostas de transformações.
Em uma coletiva de imprensa na embaixada venezuelana em Havana, o diplomata também chamou de "ignorante" o presidente mexicano, Vicente Fox, por seus ataques verbais recentes contra o presidente venezuelano, Hugo Chávez.
Rodríguez Araque, ex-chanceler, expôs que a suposta campanha midiática internacional contra a reforma ocorre "principalmente entre meios de comunicação dos Estados Unidos e da Europa", mas admitiu uma atitude similar "em alguns países latino-americanos", especialmente o Brasil.
"O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva é profundamente democrático, mas a imprensa de seu país é terrível", afirmou.
Sobre a situação na Venezuela diante do referendo sobre a reforma constitucional proposta por Chávez para desenvolver o socialismo, o diplomata negou que o presidente venezuelano queira "eternizar-se no poder" e "atacar a propriedade privada".
O embaixador também afirmou que as mudanças propostas na Venezuela respeitam a propriedade privada, tanto individual quando sobre os meios de produção.
Rodríguez Araque também qualificou de "muito ignorante" o ex-presidente mexicano Fox, que disse recentemente que Chávez tenta "se perpetuar no poder e se transformar no Fidel Castro do século XXI".
"A profunda admiração de Chávez com o presidente cubano é bem conhecida, mas daí a dizer que quer ser ele, existe uma grande distância", concluiu Rodríguez Araque.
