Embaixada dos EUA no Iraque terá 16 mil funcionários

A embaixada dos Estados Unidos em Bagdá (capital do Iraque), que já é a maior do mundo, deve dobrar seu número de funcionários depois que as forças norte-americanas deixarem o país no final deste ano, disse hoje o embaixador James Jeffrey. “Nós vamos dobrar de tamanho se todos os nossos planos forem aprovados e se recebermos o dinheiro do Congresso em 2011 e em 2012”.

Ele disse que o número de funcionários vai aumentar “de 8 mil, mais o pessoal que temos agora, para quase o dobro disso até 2012”, acrescentando que as forças norte-americanas representarão apenas uma pequena parte desse número. “Esta será uma embaixada extraordinariamente grande, com muitas funções diferentes. Algumas nós tomamos das forças norte-americanas no Iraque e outras são a continuação do trabalho que estamos fazendo agora”.

Jeffrey disse que os conselheiros e treinadores militares norte-americanos permanecerão ou serão transferidos para auxiliar o exército iraquiano com equipamentos fabricados nos Estados Unidos, como tanques M1A1 e outros armamentos. Segundo ele, os novos funcionários não incluem tropas de combate.

Menos de 50 mil soldados norte-americanos estão atualmente no Iraque, mas eles já chegaram a ser mais de 170 mil. Jeffrey e o tenente-general Lloyd Austin, comandante das forças militares norte-americanas no Iraque, disseram a integrantes do Comitê de Serviços Armados do Senado em fevereiro que a embaixada será bem protegida após a retirada das tropas.

Jeffrey disse aos legisladores norte-americanos que 5.500 seguranças privados vão proteger a maior representação diplomática dos Estados Unidos no Iraque. Ele e Austin disseram estar confiantes de que a força é adequada e que o Iraque vai continuar estável depois da partida das tropas norte-americanas.

Eles disseram que em 2012 a presença norte-americana no Iraque será formada por até 20 mil civis em locais que incluem duas embaixadas, dois consulados e três centros de treinamento policial. Os números incluem seguranças privados armados, funcionários de apoio e diplomatas. Atualmente, 2.700 seguranças contratados estão no Iraque, disse Jeffrey aos senadores. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo