A Embaixada do Irã no Brasil informou hoje, por meio de sua assessoria de imprensa, que em nenhum momento foi comunicada do possível cancelamento da viagem do presidente Mahmud Ahmadinejad ao País prevista para quarta-feira. “Não houve nenhuma alteração”, afirmou um dos assessores da Embaixada.
“A viagem está mantida.” Hoje pela manhã, agências de notícias internacionais informaram que Ahmadinejad teria cancelado sua visita à América Latina. O Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanhou o noticiário e informou que não tinha sido comunicado oficialmente do cancelamento. Além do Brasil, ele deve visitar Equador e Venezuela.
Ontem, cerca de mil manifestantes protestaram na Avenida Vieira Souto, em Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro, contra a visita do líder ao Brasil. O movimento foi uma iniciativa de 23 organizações da sociedade civil, 15 delas judaicas. Também participaram associações de direitos humanos, homossexuais, ciganos, religiões afro-brasileiras e mulheres negras, entre outras. Vários usavam camisetas ou adereços com alusões às bandeiras do Brasil e de Israel.