Na expectativa do grande show no Hyde Park, nesta sexta-feira (27), organizado para festejar seus 90 anos, o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela continua sua série de encontros ilustres em Londres.
Nesta quarta-feira (25), se encontrará com a rainha Elizabeth no Buckingham Palace. Em seguida, vai jantar com o premier, Gordon Brown, e outros hóspedes internacionais, entre eles o ex-presidente norte-americano Bill Clinton. O jantar será mais um evento para recolher fundos para a luta contra a Aids na África, assim como o show de sexta-feira.
Um dos temas que pode ser tocado durante os encontros é o Zimbábue, país com o qual a África do Sul, do presidente Thabo Mbeki, tem tido uma atitude muito mais leve do que os Estados Unidos e a Inglaterra, que gostariam de atingir o regime de Robert Mugabe com sanções mais duras.
Todavia, o ex-líder da luta contra o Apartheid não deve se pronunciar publicamente contra Mugabe, como algumas pessoas em Londres gostariam: os médicos, visto seu estado de saúde frágil e a cansativa viagem Inglaterra, o aconselharam a evitar situações de tensão e estresse.
No show "46664", referência ao número do prisioneiro Mandela durante os seus 27 anos de cárcere e nome de sua campanha contra a Aids, estarão presentes Queen, Leona Lewis, Razorlight, Zucchero, Sugarbabes, Simple Minds, Annie Lennox, Jamelia e Amy Winehouse, que, porém, ainda não foi confirmada. Estão confirmadas as presenças dos atores norte-americanos Robert De Niro, Forest Whitaker e Will Smith.