O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, atacou Israel hoje, durante sua visita à Síria. “Israel tornou-se o país que aniquila pessoas e é hostil à paz”, disse ele, segundo a tradução para o árabe de suas declarações. Suas declarações foram feitas durante uma coletiva de imprensa com seu colega sírio Bashar Assad, após uma reunião de uma hora no palácio presidencial. Chávez está numa viagem de 11 dias pela Líbia, Argélia, Síria, Iran, Bielo-Rússia e Rússia em sua aposta de construir um mundo multipolar e diminuir a influência norte-americana na região.

continua após a publicidade

Em comentários feitos à televisão estatal venezuelana, ele também acusou Israel de ser parte de esforços imperialistas para dividir o Oriente Médio. “O mundo inteiro sabe. Por que o Estado de Israel foi criado? Para dividir. Para impedir a unidade do mundo árabe. Para assegurar a presença do império norte-americano em todas essas terras”, disse ele.

Pessoas de vários países, reunidas pela internet, prometeram participar de manifestações contra Chávez. Segundo os organizadores, os protestos devem ocorrer em várias cidades do mundo e estão marcados para amanhã. Chávez chamou a iniciativa de “estúpida”. A partir de redes sociais como Facebook e twitter, um grupo de internautas colombianos convocou um protesto denominado “Chávez não mais”, no qual adversários do governante esperam concentrar-se em diversas praças do mundo para se manifestarem contra o que chamam de “ingerência” do presidente venezuelano em assuntos internos de outros países.

continua após a publicidade