O papa Bento XVI disse ser “um simples peregrino”, ao discursar da varanda da residência pontifícia de Castel Gandolfo, na Itália, local que será seu lar pelos próximos dois meses.
“Queridos amigos, estou feliz de estar aqui com vocês. Obrigado pela sua amizade e pelo seu carinho. Vocês sabem que esse dia é diferente dos dias que passaram, eu sou Pontífice da Igreja Católica até às 20h, após isso, não serei mais”, afirmou Bento XVI diante de uma multidão de fiéis.
“Eu quero ainda, com meu coração, com meu amor, com minhas orações, trabalhar para o bem comum e para o bem da humanidade”, destacou.
“Sou um simples peregrino, que continua sua peregrinação nessa terra. Vamos em frente, juntos com o Senhor, para o bem da Igreja e do mundo”, disse o Papa.
O discurso de Bento XVI foi sua última aparição pública como Papa, já que seu pontificado termina hoje, às 20h locais (16h no horário de Brasília).
A bordo de um helicóptero, o Papa deixou a Cidade do Vaticano por volta das 13h. Fiéis lotaram a Praça São Pedro para assistir à partida do Pontífice e havia faixas de “obrigado” em diversos idiomas. O monsenhor Georg Gaenswein, Prefeito da Casa Pontifícia, muito emocionado, chorava durante a despedida.
Joseph Ratzinger, eleito Papa em 19 de abril de 2005, anunciou no último dia 11 de fevereiro sua renúncia ao cargo, alegando não ter forças físicas para cumprir suas funções.