A primeira-ministra britânica, Theresa May, procurou tranquilizar os empresários japoneses sobre o Brexit nesta quinta-feira e, ao mesmo tempo, se aliou ao país no sentido de pedir que a China use sua influência para pressionar a Coreia do Norte a desistir de suas armas nucleares.

continua após a publicidade

May, cuja visita ocorreu logo após a Coreia do Norte lançar um míssil no Mar do Japão, disse que a reprovação global sobre o lançamento precisa ser combinada com ação.

continua após a publicidade

“A China tem uma posição particular nisso. Eles têm influência sobre a Coreia do Norte e eu acredito que nós deveríamos encorajar a China a exercitar essa influência”, disse May numa coletiva de imprensa após conversas com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.

continua após a publicidade

Segundo a líder britânica, ela e Abe entraram num acordo para colaborar com outros países a fim de aumentar pressão sobre a Coreia do Norte, o que inclui uma aceleração da implementação de sanções.

Sobre o Brexit, May disse que está procurando construir os alicerces para levar as relações comerciais com o Japão “a um nível completamente novo”, conforme o Reino Unido vá deixando a União Europeia.

Ela também afirmou que o Reino Unido aprofundará as relações comerciais e se tornará ainda mais voltado para o exterior após o Brexit. “Há alguns lugares onde as oportunidades são ainda maiores que no Japão”, disse.

Algumas companhias japonesas com fábricas no Reino Unido estão preocupadas com sua capacidade de exportação para o restante da Europa após o Brexit. O Reino Unido optou pela saída do bloco em junho de 2016 e ativou o processo formal de negociações em março. Fonte: Associated Press.