Em sinal de esforço para paz, Taleban expressa vontade de suavizar posição

Militantes do Taleban que estiveram em guerra contra o governo afegão por mais de uma década deram uma demonstração, nesta segunda-feira, de que pretendem suavizar sua posição em relação a uma série de questões, uma aparente mudança que poderia levar a negociações de paz.

“O Emirado Islâmico do Afeganistão (nome oficial do grupo) mais uma vez afirma, como uma clara política, que não quer prejudicar os outros e também não permitirá o uso do solo afegão contra os outros”, disseram. O grupo declarou ainda que, “para a felicidade da nação”, quer “a cooperação de todos setores, com todos os países, incluindo os vizinhos”.

No comunicado, o Taleban também orgulhou-se “dos esforços em trazer a paz ao Afeganistão”. As declarações são divulgadas dois dias depois de discussões informais com representantes do governo afegão no Catar, nas quais os dois lados enfatizaram que as negociações de paz não estavam na agenda.

Os militantes do Taleban têm ignorado chamadas do presidente do país, Ashraf Ghani, para se juntar ao governo. O grupo também assumiu a responsabilidade de um ataque suicida, na manhã desta segunda-feira, que matou uma pessoa e feriu 13. Fonte: Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo