Em entrevista, Mujica diz que querem tirá-lo do poder

O presidente do Uruguai, José Mujica, declarou que estão acontecendo reuniões de pessoas interessadas em que ele saia do governo, informou hoje a revista semanal Búsqueda. O chefe do Partido Comunista, Eduardo Lorier, teria qualificado o fato como “grave e preocupante”.

“Tomei conhecimento das reuniões, de que há gente por aí fazendo crer que há uma situação de desgoverno no país para que eu saia”, disse Mujica, segundo a revista, que também afirma que o presidente comunicou na última segunda-feira o fato ao vice-presidente Danilo Astori e ministros. Mujica ainda teria afirmado que “este presidente está mais firme que uma estaca”, mas não foi encontrado para confirmar as declarações.

Os comentários se referem a uma situação controversa dentro da heterogênea coalizão governista Frente Ampla, de lançar uma proposta, sem detalhes, para impor uma tributação aos detentores de 2 mil ou mais hectares de terra. De acordo com estimativas oficiais, os tributos levantariam US$ 60 milhões.

A partir dessa proposta, que nem o ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca, Tabaré Aguerre, conhecia, nasceu uma polêmica, que se aprofundou quando o vice-presidente Astori se mostrou contra a ideia de Mujica e foi mais além, advertindo que isso poderia prejudicar os investimentos. As informações são da Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo