O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, afirmou que a crise na Venezuela foi pauta de discussão em um encontro com os ministros da Economia do Brasil, da Argentina, da Alemanha, do Japão, do Reino Unido, entre outros. Segundo o representante dos Estados Unidos, as lideranças se reuniram para discutir como a comunidade internacional poderia apoiar uma recuperação econômica da Venezuela. As declarações foram concedidas, em coletiva de imprensa, no encerramento do encontro do Comitê Financeiro e Monetário Internacional (IMFC, na sigla em inglês) do Fundo Monetário Internacional do (FMI), ocorrido neste sábado, em Washington.

continua após a publicidade

Mnuchin disse ainda que muitos Ministérios estavam trabalhando em um plano para criar uma facilidade de financiamento de US$ 10 bilhões que poderia ser disponibilizada para um novo governo na Venezuela. De acordo com o secretário norte-americano, discussões também foram conduzidas sobre como o FMI e o Banco Mundial podem fornecer ajuda financeira à Venezuela. As duas organizações ainda não conseguiram fornecer ajuda ao país, em virtude de regras que impedem a oferta de assistência financeira até que haja um governo amplamente reconhecido pelos pares internacionais.

continua após a publicidade

Os EUA apoiam a liderança do autoproclamado presidente venezuelano, Juan Guaidó, para tomar o controle do governo de Nicolás Maduro, cuja reeleição em janeiro não foi reconhecida pelo governo norte-americano. Fonte: Associated Press.