O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta quinta-feira que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ofereceu um “ponto de vista refrescante” ao ameaçar reter o dinheiro da ajuda de Washington aos palestinos, a menos que as negociações de paz sejam retomadas.

continua após a publicidade

No início do dia, Trump afirmou, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, que os palestinos deveriam retornar à mesa de negociações de paz para que continuem a receber o dinheiro de ajuda dos EUA.

continua após a publicidade

Em uma discussão durante o evento, Netanyahu comentou que a comunidade internacional “mimou” os palestinos. Ele disse que a posição de Trump pretende que os palestinos “entrem na sala e negociem a paz”. Netanyahu também afirmou que “não há substituto” para os EUA como intermediários da paz no Oriente Médio.

continua após a publicidade

Os palestinos rejeitaram os EUA como mediadores do processo de paz depois que Trump reconheceu Jerusalém como a capital de Israel no fim do ano passado. Eles chamaram as observações de Trump sobre a ajuda como “inaceitáveis”. Fonte: Associated Press.