O movimento populista italiano 5 Estrelas busca ampliar o poder nas eleições municipais realizadas neste domingo em cerca de 1.000 cidades de todo o país. O partido anti-euro espera ganhar impulso com a votação, realizada antes de uma eleição nacional que deve ser convocada em menos de um ano.
A votação deste domingo também funciona como um teste para o Partido Democrata, liderado pelo ex-premiê Matteo Renzi, que espera se recuperar localmente após sofrer perdas para o 5 Estrelas em corridas eleitorais das prefeituras de Turim e Roma, há um ano.
Renzi renunciou ao cargo de primeiro-ministro em dezembro, depois que calculou erroneamente que os italianos apoiariam as reformas constitucionais de seu governo em plebiscito. A desistência aborreceu os democratas, o maior partido no Parlamento e principal parceiro na coalizão de centro-esquerda do premiê Paolo Gentiloni.
Na oposição, o 5 Estrelas é a segunda maior força na legislatura italiana e pretende ganhar seu primeiro cargo executivo em uma eleição esperada para 2018.
Fonte: Associated Press